PUBLICIDADE

Elas querem fazer história: Caminhoneiras se inscrevem para nova edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

Representando as motoristas que se inscrevem em volume crescente a cada nova edição do MMCB, Cristina e Ana escolheram a capacitação como recurso para chegarem mais longe na competição e na carreira


“Estava quietinha, no meu canto, só observando e esperando a minha vez”, começa Cristina Oliveira Costa para relembrar o que aconteceu naquele 31 de julho de 2010, na etapa de Nova Lima (MG) do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil.

Única mulher entre os convocados para a final regional, ela sentiu o frio na barriga, mas procurou controlar a calma e fazer exatamente o que já era a sua rotina há mais de 10 anos: dirigir caminhão.

“Na hora do anúncio do vencedor, eu pensei no quanto os cursos de Master Driver da Scania e da Fabet  seriam importantes para a minha carreira,  mas sinceramente não estava esperando, por isso fiquei tão surpresa quando falaram o nome do campeão e era o meu.”

Na época do feito, a profissional estava desempregada, mas diz que o curso de aperfeiçoamento no Sest Senat meses antes da competição colaborou em parte para a sua vitória e para o que viria depois. “Na final nacional do MMCB não tive o mesmo desempenho da etapa regional, mas chamei a atenção por ser a única mulher entre os finalistas e isso me abriu portas”, conta ela, que atualmente trabalha a bordo de um Scania R 440.

E ainda que nenhuma outra mulher além de Cristina tenha chegado à final da competição, é cada vez maior a quantidade de candidatas que entram na disputa pelo título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil com esse objetivo.


Ana Lourenço Bandeira é uma delas. Já foi secretária, assessora, cursou faculdade de Recursos Humanos e há quatro anos trabalhava como instrutora de autoescola quando entrou pela primeira vez em um caminhão e decidiu que era o que realmente queria fazer da vida. “Assim que tirei a Habilitação, procurei o curso de motorista carreteiro e lá mesmo recebi a primeira proposta de emprego”, conta para enfatizar a busca do mercado por profissionais qualificados. “Hoje em dia, para muitas empresas, o motorista não é apenas um condutor de caminhão. Ele precisa conhecer o veículo e saber como operá-lo para ter resultados melhores”, destaca ela, que atualmente cursa faculdade de Logística, pensando nos benefícios que a formação pode trazer para o seu futuro profissional.

Também por esta razão, Ana não pensou duas vezes para se inscrever  no Melhor Motorista de Caminhão do Brasil “O aprendizado em uma competição como essa é muito grande mesmo para quem não vence, porque o conhecimento adquirido fica para sempre. Sem contar a oportunidade de dirigir um Streamline, uma experiência inesquecível”, finaliza ela já com a promessa de participação na próxima edição.

Fonte: Scania
PUBLICIDADE

Topo do site