PUBLICIDADE

Segurança Na Estrada - Conduza seu caminhão na direção defensiva

A direção defensiva é fundamental para todos, mas ganham uma importância ainda maior para quem está no comando de um caminhão


Dirigir é o ofício do motorista de caminhão. Mudam-se as rotas, a carga ou o bruto, mas o principal é saber conduzir o veículo para a entrega do frete e retornar. Para muitos motoristas, dirigir é um ato automático, está no DNA de quem faz isso por anos a fio, e identificam um problema no caminhão só de ouvir o ronco do motor.

Para quem está na estrada por muitos anos, falar em direção defensiva pode soar como óbvio ou como novidade. O termo “direção defensiva” é usado no sentido de prevenção de acidentes, para que motoristas conduzam seus veículos com segurança e respeito, se tornando exemplos para os demais que estão na estrada.

A direção defensiva é fundamental para todos, mas ganham uma importância ainda maior para quem está no comando de um caminhão: são veículos grandes, com pontos cegos maiores e com área de frenagem maior. Para você ser o exemplo da frota e cumprir seu trabalho com segurança, procure seguir estes procedimentos:

Antecipe problemas – Um motorista prevenido vale por dois, e ainda evita qualquer acidente por falta de descuido ao partir. Por isso, a palavra de ordem é revisão. Verifique todos os itens do caminhão e da carga, da documentação até o nível do óleo. A distância pode ser curta, mas o problema pode ser grande caso você dirija com um farol estragado.

Planeje sua rota – Você pode repetir um mesmo trajeto várias vezes, mas saberia dizer qual é o posto de gasolina mais próximo, ou onde é o lugar mais seguro para descansar de uma viagem? Planejar uma rota envolve pensar nas paradas de descanso e ver os locais que existem no caminho, seja para um café da manhã ou para abastecer o caminhão.

Conhecimento – Ter pleno conhecimento sobre as regras de trânsito, saber interpretar as placas e sinalizações ao longo da estrada. Além disso, conhecer o seu caminhão e seus recursos ajudam a conduzí-lo melhor.

“Vou ou não vou?” – Um bom motorista evita este tipo de pensamento. Se a situação no trânsito, como uma ultrapassagem, deixa este tipo de dúvida, opte sempre por não ir.

Postura – Regule o banco do motorista de modo que você fique bem posicionado e tenha a melhor visão da pista. Manter braços e pernas ligeiramente dobrados evita dores e lesões.

Atenção – Mais de 80% dos acidentes nas rodovias acontece por falta de atenção do condutor. Mantenha o foco na estrada e não se deixe levar por distrações como celular. Da mesma forma, saber a hora de parar e descansar da viagem para recobrar a atenção é essencial.

Não tenha pressa – Acelerar além dos limites da via, realizar ultrapassagens perigosas, trocar de pista de maneira brusca não faz parte das regras de direção defensiva. Ao invés disso, alivie o pé do acelerador, respeite a sinalização da estrada e sinalize com antecedência a intenção de ultrapassar ou trocar de pista.

Quais destes itens você segue diariamente, e quais faltam incluir na sua rotina?
PUBLICIDADE

Topo do site