PUBLICIDADE

SAÚDE - GORDURAS E ÓLEOS SÃO PREJUDICIAIS Á SAÚDE OU NÃO?

Quando bate aquela fome e você para na estrada para fazer um lanche rápido, qual é a melhor opção: comer uma coxinha ou uma fruta? Saborear um misto-quente ou um lanche natural? 

 


Com as dicas de saúde que a gente sempre apresenta aqui no Portal Na Estrada RO você já deve ter lido que é melhor evitar alimentos fritos ou com muita gordura, não é mesmo? Mas você acha que deve parar de comer esse tipo de alimento? Uma coxinha faz muito mal? Quanto de gordura você pode consumir?

De acordo com especialistas da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), os óleos e gorduras são mais calóricos do que os carboidratos e proteínas encontrados em pães, massas, queijos e iogurtes, por exemplo.

Porém, isso não quer dizer que você precisa tirar os alimentos com gordura de sua rotina de alimentação. A recomendação dos nutricionistas é: escolha óleos e gorduras adequadamente e não exagere na quantidade.

Segundo a ASBRAN, para saladas, o azeite de oliva é uma ótima opção! Agora, se você pretende comer um alimento frito, prefira os que são feitos com óleos vegetais, aqueles extraídos das sementes de plantas, como é o caso do girassol.

Em relação à quantidade, é recomendado apenas 1 colher de sopa de óleo para fazer um refogado. Quanto mais óleo você colocar, mais gorduroso, no sentido ruim, vai ficar o alimento. Portanto, procure reduzir as frituras e não exagere nas quantidades de gorduras.
Consulte regularmente um médico e faça os exames de rotina!

Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO
PUBLICIDADE

Topo do site