PUBLICIDADE

DICAS DE MANUTENÇÃO - Cuide bem do baú do caminhão

Sempre ressaltamos a importância de revisar o caminhão, cuidando para que o cargueiro esteja sempre disponível para seguir viagem quando precisar. No entanto, implementos como baús também precisam de manutenção periódica e cuidados na hora de conectá-lo ao bruto.


Instalação:
O baú deve ser instalado de acordo com as medidas de limite de carga e volume de cada veículo. Verificar o ponto de equilíbrio é importante para que a carga se mantenha bem distribuída, equilibrando o peso por igual.

Manutenção:
Antes de seguir viagem, o ideal é que o motorista verifique também como estão alguns itens do implemento, como os fixadores e grampos, borracha das portas, faixas reflexivas, vedação do teto, dentre outros.

Limpeza:
A limpeza do baú deve ser feita periodicamente, de acordo com o tipo de carga que você transporta. Materiais corrosivos, por exemplo, requerem uma lavagem mais frequente para evitar que os resíduos de produto deteriorem o implemento. A lavagem externa ajuda a identificar pontos de vazamento para dentro do baú, evitando a perda de cargas secas.

Vedações:
Não tente resolver os problemas de vedação do baú com lonas ou fitas de manta asfáltica. Se houver vazamentos, procure fazer o reparo correto, que pode ser com a troca da chapa do baú ou com aplicação de massa de vedação.

Prevenção:
Caixa de ferramentas, cordas e cintas de amarração, e equipamentos como o “levanta fio” são fundamentais para o estradeiro em caso de emergência. Planejar o seu trajeto também é importante. Assim você evita passar por regiões com ruas estreiras ou com fiação baixa.

Carregamento:
Antes de pegar a estrada, confira se a carga está bem presa e amarrada nas barras laterais. Evite prendê-la nos ripamentos do baú – eles servem apenas para proteger a chapa, e podem se soltar com mais facilidade.

Fonte: Volvo
PUBLICIDADE

Topo do site