Para comemorar a data do Dia Mundial do Rim, que é comemorando no dia (12) de março, a Associação Rondoniense Dos Renais Crônicos Transplantados e Diabéticos realizou desde o dia 09 de março pit stop em vários municípios do Estado a exemplo de Rolim de Moura.
Para 2015, o tema do Dia Mundial do Rim será “Rins saudáveis”. Neste ano o foco é alertar a população com relação a adoção de hábitos saudáveis, ingestão de água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.
O diretor da Associação Rondoniense Dos Renais Crônicos Transplantados e Diabéticos Jonas Cavalcante diz que objetivo e conscientizar a população para a redução do risco de desenvolver Doença Renal Crônica (DRC) ou evitar que ela se agrave. Jonas lembra que atitudes simples como controlar o consumo de sal e açúcar, não fumar, praticar atividades físicas e realizar periodicamente exames de urina, glicemia e de creatinina, podem evitá-la.
Por ser considerada uma doença silenciosa, cerca de 70% dos pacientes que iniciam a diálise só descobriram a DRC quando já estavam com a função renal comprometida. Envelhecer é um processo natural, porém seguido de algumas condições que podem danificar os rins como a diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Ou seja, quanto mais você envelhece, mais propenso está a desenvolver alguma doença renal, que pode evoluir para a insuficiência renal crônica, sendo necessário o tratamento renal substitutivo como a diálise ou transplante.
Segundo dados da SBN 1 em cada 10 pessoas tem algum tipo de comprometimento no sistema renal e atualmente cerca de 100 mil pessoas passam pelo tratamento de diálise. Um dos problemas das doenças renais é que geralmente não apresentam sinais ou sintomas aparentes. Por isso a prevenção é sempre o melhor remédio.
CUIDADOS COM O RIM
Você já fez um check up dos seus rins? Faça a avaliação anual de saúde com um médico de sua confiança e não esqueça, há sintomas silenciosos que só os exames laboratoriais podem identificar!
Mais informações podem ser obtidas www.prorim.org.br
Welton Silva
Da Redação Portal Na Estrada RO
Imagens: Portal Na Estrada RO








